Noção Sobre Campanha e programas
Campanha – Conjunto de operações limitadas de carácter temporário
geralmente organizadas a nível Central, que concorrem para a prevenção e/ou
solução imediata de um problema que afecta uma determinada sociedade.
Ex.: Campanha de Saneamento do Meio, Campanha Nacional de
Vacinação.
Programa — Instrumento de organização da actuação governamental
que articula um conjunto de acções que concorrem para um objectivo comum
preestabelecido, mensurado por indicador, visando à solução de um problema ou o
atendimento de necessidade ou demanda da sociedade.
Ex.: Programa Alargado de Vacinação (PAV), Programa de
Saúde Materno e Infantil (SMI), Programa Nacional de Combate a Tuberculose e
Lepra (PNCTL)
Público-alvo –
População (pessoas, comunidades, categorias da sociedade, instituições, sectores,
etc.) que possui em comum algum atributo, necessidade ou potencialidade e à
qual se pretende atingir directamente com os resultados esperados pela execução
do programa.
Acção
– Conjunto de operações cujos produtos contribuem para os
objectivos do programa. A acção pode ser um Projecto, Actividade ou Outras Acções.
Projecto –
Conjunto de operações limitadas no tempo, que concorrem para a expansão ou
aperfeiçoamento da acção governamental, das quais resulta um produto.
Actividade –
Conjunto de operações que se realizam de modo contínuo e que concorrem para a
manutenção da acção governamental.
Outras
acções – Acções que contribuem para a consecução do objectivo
do programa e não demandam recursos do Orçamento Geral previamente concebidos.
Objectivo – O
objectivo de um programa – sempre mensurável por indicadores – expressa um resultado sobre o
público-alvo, descrevendo a finalidade do programa, com concisão e precisão.
Meta –
Quantidade de bens ou serviços produzidos ou executados no âmbito do programa,
em prazo definido, para a consecução do objectivo pretendido.
Directriz –
Para efeito do Plano Plurianual, considera-se directriz a orientação que indica
forma ou condição para se atingir determinado objectivo.
Indicador — O
indicador quantifica a situação que o programa tenha por fim modificar, de modo
a explicitar o impacto das acções sobre o público-alvo. O indicador é
apresentado sob a forma de uma relação ou taxa entre variáveis associadas ao fenómeno
sobre o qual se pretende actuar.
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