SUSTENTABILIDADE DAS ESTRUTURAS DE BASE COMUNITÁRIA E REDE COMUNITÁRIA PARA A SAÚDE

Sustentabilidade dos Conselhos de Líderes Comunitários (CLC)

O CLC ou CDC é uma estrutura sócio-comunitária que não depende de nenhuma instituição. É um grupo que lidera todos os processos em curso na comunidade  , a sua sustentabilidade é regulada por planos e actividades  desenvolvidas pelo CLC, não havendo de modo geral nenhum financiamento para o seu funcionamento. Estes podem se beneficiar de incentivos pontuais e regulares (como camisetes, bonés, e outros) para estimular a sua participação em actividades de mobilização comunitária.


Sustentabilidade dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS)

Agente Polivalente Elementar

-   Os APEs devem receber um subsídio. Desta forma, será resolvida a ambiguidade da posição dos APEs entre a comunidade e os serviços de saúde instituicionais. O seu status deve ser reconhecido pelo SNS (uniforme, sapatilhas, equipamento);
-    O subsídio pode ser custeado através da receita obtida com a venda dos  medicamentos às comunidades e/ou da receita consignada na DDS;
-    O  valor máximo do subsidio deve ser equivalente ao salário mínimo da tabela do estado;
-    O valor mínimo deve ser equivalente a 60% do salário mínimo da tabela do estado;
-    O seu subsídio será incorpurado a longo prazo no quadro privativo das Administrações Distritais

Activista Comunitário de Saúde

Neste grupo distinguimos dois tipos, activistas comunitários orientados para a promoção e os activistas comunitários orientados para os cuidados domiciliarios para a área do HIV/SIDA.
Neste contexto,o activista Comunitário de Saúde orientado para a promoção, é evoluntário, não têm subsídio. Para a sua manutenção é necessário que seja estimulado, isto através de incentivos como, bicicletas, rádios, assistencia medica e medicamentosa gratuita, perdiems de participação em reuniões. A fonte de incentivos poderá ser das ONGs e DPSs.

Os activistas comunitários de saúde orientados para os cuidados domiciliarios , o subsídio será equivalente ao salário do APE.

Parteira Tradicional (PT)
Os mecanismos de sustentabilidade são estabelecidos entre a PT e a comunidade. Ou seja, a parteira tradicional  tem as suas formas específicas de cobrança pelos serviços prestados.

Praticante de Medicina Tradicional
Os mecanismos de sustentabilidade são estabelecidos entre a PMT e a comunidade. Ou seja, o praticante de medicina tradicional tem as suas formas específicas de cobrança pelos serviços prestados.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Classificação dos Centros de Saúde

Guia de Reconhecimento da Área de Saúde

Introdução ao Envolvimento Comunitário para a Saúde