GUIÃO DE RECONHECIMENTO DA ÁREA DE SAÚDE
No programa de formação do curso de
Medicina Preventiva e Saneamento do Meio, prevê-se no último semestre a
realização de um estágio rural integral a ter lugar em unidades sanitárias a
nível de Distrito.
OBJECTIVO GERAL:
Consolidar e aplicar na prática os
conhecimentos teóricos adquiridos no processo de ensino-aprendizagem, ao longo
do curso, na área de saúde comunitária
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS:
No fim do Estágio o aluno deverá ser
capaz de prioritariamente:
·
Identificar
fontes de dados nas áreas especificadas;
·
Recolher
os dados de base do periodo de 5 anos, que permite identificar os problemas e
as possibilidades /oportunidades de uma comunidade vivendo numa área de Saúde;
·
Interpretar/analisar
todos dados recolhidos;
·
Realizar
diagnóstico sensorial na Comunidade;
·
Efectuar
diagnóstico comunitário de Saúde no Distrito na base dos dados recolhidos;
·
Identificar
os problemas que afectam a Comunidade numa area de Saúde. (doenças, problemas
de gestão dos serviços de saúde);
·
Identificar
e explicar a multicausalidade das doenças identificadas;
·
Fazer
um mapa do Distrito identificando divisão administrativa, unidades sanitárias,
distâncias da Sede para US, aglomerados populacionais diversos e populações
isoladas, hidrografia, vias de comunicações, barreiras naturais, actividades
económicas, escolas, igrejas e outros recursos;
·
Propor
acções para solucionar ou atenuar os problemas detectados ;
·
Avaliar
aspectos pertinentes relacionados com os programas promotivos, preventivos e
curativos, através de um inquérito a 75 casas usando o guião recebido na
Instituição;
·
Identificar
o padrão epidemiológico dominante no distrito;
·
Descrever
a utilização da rede Sanitária (aspectos do PAV; Nutrição, SMI e do programa de
Tuberculose e Lepra).
·
Implementar
as actividades do programa ‘’ Um Estudante Uma Familia’’
METODOLOGIA
(S)
OBSERVAÇÃO DIRECTA E DIAGNOSTICO SENSORIAL
·
Usar
os seis sentidos para identificar aspectos positivos da comunidade que são
bases para a promoção de Saúde, tais como: valores, experiências,
conhecimentos, habilidades e práticas
erecursos existentes nas comunidades na área de Saúde do Distrito.
Exemplo há água e sabão perto de
latrina, uso de técnica para repelir mosquito, uso de recipiente com
tampa para conserva água para beber (estes são alguns recursos que podemos
encontrar na comunidade e o estudante poderá identificar outros).
·
Enterevista;(conversa
com estruturas do bairro, responsaveis dos sectores, lideres religiosos;
·
Inquerito;(
uso da ficha de 75 casas)
FACORES QUE INFLUENCIAM O ACESSO E USO
DOS SERVIÇOS DE SAÚDE:
Tabus que
impedem e ou atrasam a ida ao hospital os membros da comunidade.
Uso da medicina
tradicional – principais patologias.
Grandes
distâncias VS preço de transporte para os doentes para US sede.
Variação no uso
do hospital conforme as épocas do ano: sementeiras, colheitas etc.
Horário de
funcionamento em relação a procura de serviços
Outras
que julgar importantes.
CARACTERÍSTICAS GEOGRÁFICO-ECOLÓGICAS
Localização/limites do Distrito
Divisão administrativa (localidades,
vilas, bairro,circulo e povoadaos)
Superfície da área (Km2)
Aglomerados populacionais diversos e
populações isoladas
Distancias da sede com aglomerados
populacionais
Distâncias do CS sede com CS e PS
periféricos
Via de comunicação e barreiras naturais
Clima (temperaturas, chuvas….)
Hidrografia (inclui cursos de agua e
colecções)
Tipo de solo
Flora e fauna
Outras características do relevo que
julgar importante
3- CARACTERÍSTICAS DEMOGRÁFICAS (periodo 2012)
Número da população total no Distrito
Numero de nascimentos
Numero de óbitos
Distribuição da população por sexo e
grupo etário
População feminina em idade fértil
Estimativa de grávidas
Calcular a densidade populacional,
Grupos de risco
Taxas de natalidade e mortalidade
Projecção da
população dos proximos 5 anos
4- CARACTERÍSTICAS ECONÓMICAS ( periodo 2012)
Diferentes tipos de Agricultura
Principais Culturas Alimentares
Fontes de alimento
Alimentos mais consumidos
Bebidas alcoólicas mais usadas
Industria (número médio de trabalhadores
por Industria, incluindo agro-pecuárias de carácter familiar; Tipo e
localização)
Indústrias agro-pecuárias e sua
importância na comunidade
Outras indústrias (tipo e localização)
Rede comercial, sua distribuição
Distribuição de
trabalhadores por empresa e Serviços Distritais.
5- Características sociais
e culturais ( periodo 2012)
Hábitos tabus e crenças religiosas
(quanto a gravidez, alimentos, parto e saúde)
Estrutura político-administrativas
Organizações democráticas de massas e
sócio-profissionais
Principais confissões religiosas e suas
actividades dentro das comunidades
Cerimónias relacionadas com o
nascimento, iniciação sexual, casamento e morte.
Línguas predominantes
Rede Escolar (tipo e localização)
Distribuição dos alunos e professores
% das crianças elegíveis nas escolas
numa comunidade escolhida pelo estudantes.
Estrutura de Medicina Tradicional
(Número total de Praticantes de Medicina Tradicional; Drogas medicinais mais
conhecidas e usadas para o tratamento das doenças comuns na comunidade)
ONG”s activas e
respectivas áreas de acção.
6- CARACTERÍSTICAS DO MEIO AMBIENTE , HIGIENE E
SANEAMENTO DO MEIO (periodo 2012)
Número e localização de: poços, furos,
fontenárias, rios, lagos, lagoas, pântanos e charcos.
Modo de tratamento de agua nas
diferentes fontes.
Condições habituais de manipulação e
venda de produtos alimentares (lojas, mercados, restaurantes e matadouros).
Presença de rede de distribuição
domestica e abrangência.
Abastecimento de água nas US.
Números e localização de latrinas e
aterros sanitários.
Número e localização de cemitérios.
Número e localização de lixeiras.
Serviços públicos de recolha de lixo.
Saneamento básico (sanitários públicos)
nos locais de recreio e concentração.
Drenagem de aguas fluviais.
Tipo de
habitação (alvenaria, tradicional, semipermanente).
7- Características
nutricionais ( periodo 2012)
Alimentos disponíveis.
Hábitos alimentares.
Numero e percentagem, assim como a
localização de crianças com: Mal nutrição calórico – proteica.
Fontes principais de rendimento das
famílias camponesas da área (gado, assalariamento, trabalho migratório,
agricultura de subsistência etc.).
Principais
culturas agrícolas
8- RECURSOS SANITÁRIOS ( periodo 2012)
Numero, tipo e localização das Unidades
Sanitárias
Distribuição do pessoal por categoria profissional
Número e distribuição de APE’s
Número, tipo e distribuição dos meios de
transporte por unidade sanitária
Unidades sócio
sanitário (infantário, centro de apoio a velhice, …)
9-
ACTIVIDADES SANITÁRIAS NO PERIODO 2008 a 2012
9.1.
ATENDIMENTO EXTERNO DE ADULTOS E CRIANÇAS:
Número total
Número de primeiras consultas e
consultas seguintes
Distribuição por sexo e grupo etário
Distribuição por proveniência
Distribuição por
tipo de diagnóstico
9.2. ATENDIMENTO PRÉ-NATAL
Médio anual
Número de
primeiras consultas
Número de grávidas de
ARO
9.3. ATENDIMENTO
NA MATERNIDADE
Número total de atendimentos na
Maternidade
Distribuição das causas de atendimento
Número de partos institucionais
Distribuição do tipo de parto
Distribuição do tipo de foco à entrada
Número de mortes maternas
Distribuição das causas de morte materna
Distribuição do peso à nascença (% de
baixo peso à nascença na Maternidade do
hospital)
Número de nados
mortos
9.4. PARTOS NÃO INSTITUCIONAIS:
Parteira tradicional:
- Com
assistência
- Sem
assistência
9.5. ATENDIMENTO DO PLANEAMENTO FAMILIAR
Número total
Número de primeiras e consultas
seguintes por método
Distribuição por
método
9.6. CONTROLE DE CRESCIMENTO DE CRIANÇAS DE 0-5 ANOS
Número total
Número de primeiras e consultas
seguintes
Distribuição das
causas de atenção especial
9.7. PROGRAMA DE VACINAÇÃO
Número total do grupo alvo
Número de crianças vacinadas
Número de vacinas aplicadas
Número médio de
grávidas
9.8. CONSULTAS EXTERNAS
Numero total de consultas externas
Problemas de saúde mais comuns no
Distrito
5 Primeiras causas do atendimento na
consulta (adultos e pediatria) Principais causas de urgência médico-cirúrgica
9.10. ACTIVIDADES DE APE’S DO DISTRITO:
Número total de atendimentos
9.11.
INTERNAMENTO de Medicina
Número total
Distribuição por sexo e grupo etário
Distribuição por proveniência
Distribuição por diagnóstico definitivo
Dias de internamento
Distribuição das causas de altas (cura,
abandono, morte,..).
3 Causas mais importantes de
mortalidade.
9.12. INTERNAMENTO de
pediatria
Número total
Distribuição por sexo e grupo etário
Distribuição por proveniência
Distribuição por diagnóstico definitivo
Dias de internamento
Distribuição das causas de altas (cura,
abandono, morte,...)
3 Causas mais
importantes de mortalidade.
10. FONTES DE DADOS
Serviço Distrital de Saúde, Mulher e
Acção Social.
Conselho Municipal
Governo do Distrito
Serviços Distrital de Actividades
Económicas (D. D. Agricultura)
Registo Civil
Estruturas Locais
DD das Obras Públicas e Reabilitação
Membros da comunidade
Ambiente da comunidade
Entrevistas
Observação directa
E outros.
11.
ACTIVIDADES DO PROGRAMA ‘’UM ESTUDANTE UMA FAMILIA’’
A descrição
das actividades vem em anexo no Guião de Campo para os Estudantes do Curso de
Técnicos de Medicina Preventiva e Saneamento do Meio.
Bibliografia
- ), Roberto G. e Sitoe V.A., e Brown A., Manual de
Procedimentos para o Sistema de Informação de Saúde, Níveis Provincial
e Distrital (edição experimental);
- MISAU,
(1993), Manual do Programa Alargado de Vacinação (PAV),
- Martins Hélder F.
B., Apontamentos de Estatística Sanitária e Hospitalar, 1985.
- Viera S.
e Woda R., Estatística,
introdução ilustrada, Atlas, 2ª edição, , 1988.
Gostei do conteudo, Parabens Lopes
ResponderEliminarObrigado Varlido. Deixe suas sugestões para que eu possa melhorar
Eliminarbom dia sr lopes eu peco ajuda com seguinte tema"identifcar e calcular principais taxas e indicadores para analise de saude numa area de saude"
ResponderEliminarBoa tarde,depois de uma grande leitura do texto pude entender muito,a respeito do RAS,portanto,foi muito util a materia para mim!
ResponderEliminarobrigado pela matéria rica
ResponderEliminarObrigado
ResponderEliminarEstou muito grato pelo conteúdos
ResponderEliminarMuito Obrigada pela informação de grande utilidade para finalização do meu curso.Cordiais Saudações.
ResponderEliminarmuito grato. essa materia me foi util
ResponderEliminarObrigado pelo acréscimo do conhecimento dr Lopes. Foi útil essa informação. Parabéns.
ResponderEliminarGrato pelo mais um conhecimento de extrema importancia, principalmente no campo de saude publica. Parabens
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