Conceitos Básicos mais Usados no Reconhecimento da Área de Saúde

Antes de debruçarmo-nos em relação ao Reconhecimento da Área de Saúde, vamos conceituar alguns elementos indispensáveis para compreensão do nosso tema principal.

Área e Saúde: a unidade territorial com uma população no máximo de 100.000 habitantes, servidos por um centro de saúde, o qual, nessa área, tem a responsabilidade pela saúde da população e do meio ambiente.
Centros de Saúde, são Unidades Sanitárias do nível primário, que prestam cuidados de Saúde Primários a população da sua área de saúde, incluindo intervenções ao meio ambiente. (MISAU, 2002)

Zona de Influencia Directa de um Centro de Saúde


          A zona de influência directa de um Centro de Saúde, também chamada zona de captação ou ainda raio de acção teórico, refere-se a área geográfica, cuja nela, o centro de saúde, representa o primeiro contacto do cidadão com o serviço de saúde e que tendo como centro o centro de saúde, terá, em zona rural, um raio de 8Km e em zona urbana um raio compreendido entre 1 a 4km. (MISAU, 2002)

Zona de Influencia Indirecta de um Centro de Saúde


          É a zona Geográfica, para além da zona de Influencia direcata, o centro de Saúde ainda recebe casos (geralmente Graves) e no qual exercem cuidados de saúde a partir de brigadas moveis a partir desse centro de saúde, em geral o raio pode chegar 40 a 50 km ou ate mais.

O centro de Saúde, apoia ou ainda pode supervisor as acções das outras unidades sanitárias do nível inferior que se encontrarem nessa zona. (MISAU, 2002)

Hospital é um local de prestação de cuidados clínicos, em regime de internamento e de atendimento em ambulatório aos doentes que não encontram solução aos problemas de saúde nas unidades sanitárias do nível inferior. O Hospital oferece sempre a possibilidade de diagnóstico clínico com apoio laboratorial e outros exames complementares, e constituem sempre o nível de referência. Estas unidades sanitárias, possibilitam a prestação de cuidados de urgência aos traumatismos e outras afeções. Existe sempre um médico. (MISAU, 2002)


Zona de Influencia de um Hospital


A zona de Influencia de um Hospital, também chamada de zona de captação, compreende o conjunto das Áreas de Saúde incluindo os Centros de Saúde, de onde, os doentes que não encontram solução para os seus problemas de saúde, são transferidos para esse Hospital. (MISAU, 2002)

Funçoes Gerais Dos Centros de Saúde

O país, apresenta vários problemas de saúde, e estes, variam em termos de ocorrência, frequência e distribuição, sem querermos nos desconectar da complexidade que cada um deles pode possuir.
          Como vimos anteriormente, os Centros de Saúde dispensam Cuidados de Saúde Primários às comunidades, e estes cuidados, visam responder os problemas de saúde mais frequentes. Estas unidades Sanitárias, para além de prestarem Cuidados de Saúde Primária, zelam, ou seja, desenvolvem acções direcionadas ao meio ambiente correspondente a sua Área de Saúde e tem a responsabilidade de fazer o estudo e o recenseamento físico, geográfico, socioecónomico e cultural da Área de Saúde. No quadro abaixo, estão apresentados os componentes de saúde primário.

Componentes dos Cuidados de Saúde Primário 


Educação para saúde;
  • Programa Alargado de Vacinação;Saúde Materno Infantil e Planeamento Familiar;
    Promoçaão de Saneamento do meio e de actividades de vigilancia e de controle da higiene Ambiental;
    Garantia da qualidade da água e dos alimentos (Inspecção Sanitária);
    Educação Nutricional, promoção de boas condições nutricionais e prevenção de doenças nutricionais;
    Prevenção e control das principais doenças endémicas, com respeito pelas respectivas estratégias de luta;
    Diagnóstico clínico (com ou sem apoio do laboratório) e tratamento das afecções correntes;
    Prestação de primeiros socorros e outros cuidados de urgencia aos traumatismos mais frequentes;
    Distribuição de medicamentos essenciais;
    Recolha e tratamento de dados estatísticos, epidemioógicos de baase e elaboração de Relatórios periódicos;
    COMPETE AINDA AO CENTRO DE SAÚDE:
    Supervisão e apoio logístico e técnico as acções de saúde e de saneamento do meio realizadas nos níveis mais periféricos da Área de Saúde (Aldeias e Localidades);
    Referencia aos outros níveis superiores de atenção em saúde dos problemas de saúde que não possam ser resolvidos no seu nível;
    Gestão dos recursos que lhe forem incumbidos. 





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Classificação dos Centros de Saúde

Introdução ao Envolvimento Comunitário para a Saúde

DOENÇAS-ALVO DO PAV