Um Estudante Uma Família
A seguir é apresentado um modelo de projecto para implementação do Programa Um Estudante - Uma Família (UE-UF). Este modelo, por mim elaborado, tem como propósito apoiar os demais docentes e formandos dos cursos de saúde que queiram desenvolver parcerias com as comunidades vizinhas das Instituições de Formação em Saúde para nível média ou superior.
1. Justificativa
_____________________________________________________________________
O
Instituto de Formação em Saúde de XXXXXXXXXX se localiza numa área geográfica
bastante estratégica para formação de quadros de saúde que possam responder a
maior parte de problemas de saúde da população cuja sua incidência e
prevalência é condicionada por simples prevenção primária, com maior relevância
a educação para saúde e proteção especifica.
Neste contexto é de maior e múltiplo proveito,
formar quadros mais envolvidos ao contexto real das comunidades à vizinhança,
pois deste modo, esperar-se-á que os formandos desenvolvam maior afecto e
compreensão das comunidades e por outro lado, as comunidades se beneficiarão de
monitoria directa do seu cotidiano e consequentemente a melhoria do seu estado
de saúde no que tange aos cuidados primário de saúde.
Sabe-se
que a maior parte dos problemas de saúde que acometem as comunidades locais
como a baixa frequências das mulheres grávidas nas consultas pré-natais,
Diarreias em adultos e crianças que se agrava devido o deficiente abastecimento
de agua potável, a desnutrição, HIV, malária entre outras, necessitam de maior atenção
e envolvimento dos membros das famílias para correção das condições danosa ou
sua redução.
2. Introdução:
O
envolvimento activo das comunidades Moçambicanas nos programas de saúde tem
trazido maior impacto e significância na melhoria do estado de saúde da
população. Esta realidade não distancia dos efeitos esperados por parte da
população do Distrito de XXXXXXXXXX, pois tem algumas características similares
às das outras comunidades do país. Sendo
assim o Centro de Formação de Saúde de XXXXXXXXXX,
desenvolveu o presente projecto para implementação do “Programa um estudante uma família” com o propósito de promover a
capacidades das famílias para a identificação, análise e tomada de decisões
para resolução dos problemas de saúde e
em simultâneo envolver os formandos dos Cursos de Saúde ao contexto real das
comunidades circunvizinhas do da Instituição de Formação e das Unidades
Sanitárias onde decorem os estágios práticos, para maior compreensão dos determinantes
de saúde e tomada de acções compatíveis aos desvios detetados, Por outro lado, espera-se que os formandos e
as comunidades extraiam beneficio mútuos, concretamente a aprendizagem das
vivencias e experiencias comunitárias por parte dos formandos e assimilação da
informação educação e comunicação para mudanças de comportamento e consequente melhoria
da intervenção dos programas de saúde por parte das comunidades, evidenciando
mais factores socio-culturais, que muitas das vezes bloqueiam as demais
intervenções feitas pelo Serviço Nacional de Saúde.
3. Objectivos
3.1 Geral
O
Programa Um Estudante Uma Família visa promover a capacidades das famílias para
a identificação, análise e tomada de decisões para resolução dos problemas de saúde
e em simultâneo envolver os formandos dos Cursos de Saúde ao contexto real das
comunidades circunvizinhas da Instituição de Formação e das Unidades Sanitárias
onde decore o processo de formação incluindo estágios práticos, para maior
compreensão dos determinantes de saúde e tomada de accoes compatíveis.
3.2
Específicos
- Identificar os bairros que se encontrem num raio igual ou inferior a dois quilómetros da Instituição de Formação ou campo de estágios;
- Participar aos lideres dos bairros em relação ao propósito do programa;
- Identificar as famílias que farão parte do programa, tendo e conta a priorização das que se encontrem em zonas com maiores problemas sanitários;
- Mapeamento e alocação dos estudantes às famílias para o seu para sua participação.
4. Estratégias
para implementação do Programa
E1. Envolvimento activo e
participativo dos lideres comunitários e das famílias para esclarecimento do
propósito do programa e métodos de trabalho, tomando em consideração as
crenças, hábitos e costumes que regem nessas famílias.
E2. Aplicar os princípios éticos e
deontológicos no que tange às informações sigilosas das famílias por parte dos
estudantes;
E3. Desenvolvimento de
Instrumentos para monitoria e avaliação das actividades desenvolvidas nas
famílias que permitam a mensuração do volume e qualidade ou ainda, impacto das
acções tomadas;
E4 Comunicar
periodicamente através de um relatório a Direcção Provincial de Saúde da
Zambézia, com conhecimento dos Serviços Distritais de Saúde, Mulher e Acção
Social e outros colaboradores do SNS que operam no Distrito.
4.1 Ações das estratégias
E1. Envolvimento activo e participativo dos lideres comunitários e das famílias para esclarecimento do propósito do programa e métodos de trabalho, tomando em consideração as crenças, hábitos e costumes que regem nessas famílias.
|
-
Reuniões
regulares com os lideres comunitário, sendo a primeira direccionada a
solicitação da autorização para implementação do programa;
-
Estabelecimento
de regras e normas passivas para ambos grupos, concretamente estudantes e a
comunidade local da qual as famílias farrão parte;
-
É
importante realçar que a actividade não terá nenhuma remuneração aos seus
colaboradores;
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E2. Aplicar os princípios éticos e deontológicos no que tange às informações sigilosas das famílias por parte dos estudantes;
|
- Reforçar as orientações
éticas e morais dos estudantes tomando como base nos princípios da ética e deontologia
profissional, com destaque a:
-
Confidencialidade,
honestidade, respeito pelas pessoas, beneficência, Justiça entre outros.
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E3. Desenvolvimento de Instrumentos para monitoria e avaliação das actividades desenvolvidas nas famílias que permitam a mensuração do volume e qualidade ou ainda, impacto das acções tomadas;
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-
A
Monitoria e Avaliação servirão para manter informada a IDF implementadora do
Programa Um estudante Uma Família, entre outros sectores colaboradores na
prestação de cuidados de saúde;
-
Os
instrumentos desenvolvidos servirão para o registo diários das actividades,
elaboração de relatórios com periodicidade mensal, semestral e anual, e que
todos eles espelhem o grau de comprimento das actividades previstas em
consonância com as prioridades comunitárias.
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E4. Comunicar periodicamente através de um relatório à Direcção Provincial de Saúde da Zambézia, com conhecimento dos Serviços Distritais de Saúde, Mulher e Acção Social, Governo e outros colaboradores do SNS que operam no Distrito.
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-
Para que a informação
das actividades desenvolvidas no âmbito do programa um estudante uma família
seja reportada, será necessário que os estudantes elaborem relatórios
semanais que serão apresentados e compilados pelo docente responsável pelo
programa;
-
O relatório final, seja ele mensal,
semestral ou anual deverá ser enviado à Direcção Provincial de Saúde com
conhecimento dos lideres comunitários dos bairros onde as actividades são
desenvolvidas, SDSMAS, entre outros colaboradores que operam para área de
saúde;
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Autor: Lopes Bernardo Uane-2017
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