ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA O DIAGNÓSTICO COMUNITÁRIO DE SAÚDE

 

A coleta de informação para o diagnóstico comunitário de saúde, não se limita apenas na busca de dados dos relatórios nos diferentes serviços que operam na área de saúde, como os dados de inquéritos de saúde comunitária, ela abrange a criatividade e atenção de quem efectua o diagnóstico.

Porém, o técnico de saúde, neste caso, o de Medicina Preventiva e Saneamento do meio, deve usar-se dos seus órgãos de sentido para detectar, ou seja, identificar aspectos positivos que tenham impacto à saúde dos indivíduos, como o caso de valores, experiências, conhecimentos, habilidades, práticas e recursos existentes nas comunidades. Por outro lado, deve ser capaz de identificar aspectos que periguem ou coloquem em risco a saúde e vida das comunidades.

Para além desta maneira anteriormente mencionada, pode-se recorrer a:

 

 Entrevista; (conversa com estruturas do bairro, responsáveis dos sectores, líderes religiosos, professores, membros das comunidades, responsáveis das organizações que operam nessa comunidade entre outros);

 

 Inquérito; eles expressam-se em pesquisa metódica baseada em questões e recolha de testemunhos; investigação, sondagem da opinião pública sobre uma questão, seja ela de saúde propriamente dita ou de determinantes que influenciam na saúde da comunidade.


No Serviço Nacional de Saúde, existem alguns modelos de inquéritos já desenvolvidos como:

·         Inquérito a 75 casas;

·         Inquérito a saída.

 

Estes estão direcionados a uma parte dos serviços de saúde prestados à população, porém, os Técnicos de Medicina Preventiva e Saneamento do Meio, podem adequar as fichas em função da necessidade, ou ainda elabora modelos compactíveis à situação a ser estudada.


 

FONTES E ACESSO DE DADOS PARA O DIAGNÓSTICO

 

            Geralmente, a maior parte dos dados das actividades de rotina, encontram-se nos relatórios dos diferentes serviços distritais ou municipais, no entanto, os interessados, neste caso específico, os Técnicos de Saúde, deveram prover de algum documento que os possa garantir o acesso a esses serviço e consequentemente as respectivas fontes, no entanto, deverá estar clara a finalidade dos dados necessário, para alem da observância de certos princípios éticos, com especial atenção no caso das entrevistas.

 

Sendo assim os principais serviços e ambientes nos quais se pode ter dados e informação sobre os demais determinantes de saúde são:

·      Serviço Distrital de Saúde, Mulher e Acção Social;

·      Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologias;

·      Serviço Distrital de Planificação e Infra -estrutura;

·      Serviço Distrital de Actividades Económicas;

·      Distritos Municipais.

·      Ambiente comunitário;

·      Membros das comunidades.

 

Para além do facto de existir um guião de orientação para a colecta dos dados ou informação, que será apresentado mais adiante, é necessário que os técnicos interessados, façam uma plani
lha com variáveis definidas, para facilitar o levantamento.


Comentários

  1. Força meu irmao que os seus conhecimentos nao so sirvam para ti mas sim para quem precisa e para quem se beneficia.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns técnico Uane pela informação aqui prestada e eu por minha parte aguardo ainda mais de ti.
    Sugeria que antes de publicar algum trabalho,pudesse olhar para algumas ortografias digo,erros ortográficos que por vezes podem destonar o conteúdo da informação.
    Parabéns e continue em frente e que venham mais trabalhos.

    ResponderEliminar
  3. Saudação professor Lopes, vi o artigo partilhado, estou feliz sugiro que coloques entre parenteses (DIAGNÓSTICO SENSORIAL) depois ou antes de: Usar-se dos seus órgãos de sentido. Salientar também que seja previlegiada a busca de dados em fontes primárias nos locais visados de modo a habilitar os interessados sobre a fiabilidade de informação a produzir. Boa continuação teacher.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Classificação dos Centros de Saúde

Introdução ao Envolvimento Comunitário para a Saúde

DOENÇAS-ALVO DO PAV